13 de maio de 2021

Segurança cibernética deve ser prioridade para todas as empresas

Os crimes cibernéticos estão cada vez mais frequentes, impactando empresas de todos os portes com perda de dados, instabilidade e indisponibilidade de serviços. De acordo com pesquisa da União Internacional de Telecomunicações – agência da ONU especializada em tecnologias de informação e comunicação, o Brasil foi o segundo país no mundo que mais sofreu perdas econômicas em consequência de ataques cibernéticos em 2018.

Para abordar o assunto, o RM VALE TI TALKS desta quinta-feira teve a participação de profissionais da CROMISOFT, empresa especializada na área de cibersegurança.

O CEO Felipe Manso e o Regional Senior Account Manager, Flávio de Souza, mostraram que a segurança deixou de ser vista como um custo, e sim como prioridade pelas empresas. Os Chief Information Officer sabem que o custo de um ataque cibernético pode ser muito alto, afetando diretamente a capacidade financeira e a credibilidade das empresas.

O home office, uma alternativa para manter a segurança dos colaboradores contra a Covid-19, tem sido um desafio para os departamentos de TI. Criminosos digitais estão aproveitando este momento para explorar os dispositivos dos trabalhadores, que estão conectados a uma rede doméstica, fora da proteção do ambiente corporativo.

O risco não é exclusivo das grandes corporações. Pequenas e médias empresas também estão no radar destes criminosos (que atuam com alto nível de sofisticação) e acabam sofrendo com a falta de mão de obra especializada e limitação financeira.

De acordo com Manso, as PMEs podem seguir alguns caminhos para aumentar progressivamente o nível de maturidade de segurança. Além da contratação de ferramentas específicas para empresas de pequeno porte, também é necessário realizar um trabalho educativo para orientar as equipes que estão trabalhado de suas casas.

Outro passo importante é realizar testes para identificar as vulnerabilidades e priorizar as áreas que trazem mais riscos à sustentabilidade do negócio.

Assista à íntegra do webinar Como prevenir ataques cibernéticos.

Próximos webinars

Faça a sua inscrição para os próximos webinars.

  • 18 de maio: A tecnologia aplicada à preservação do meio ambiente e geração de ganhos financeiros para empresas, governo e agronegócio
  • 25 de maio: Chegada do 5G e outras conexões rápidas para geração de novos negócios
  • 1º de junho: Big Data – retorno do investimento com o uso dos dados
  • 8 de junho: Cultura de inovação – hábitos e valores da empresa para otimizar resultados
  • 15 de junho: Agricultura conectada por meio de IoTs

Inscreva-se gratuitamente no RM VALE TI Talks,
a maratona de aquecimento para a RM VALE TI 2021