4 de maio de 2021

Squads e cultura ágil para projetos ágeis e econômicos

A maratona de aquecimento continua: o Parque Tecnológico São José dos Campos realizou o segundo webinar da série RM VALE TI Talks.

O Talk Squads parceiros: agilize projetos de TI com equipes externas apresentou os principais pontos de atenção na contratação de equipes de alta performance e trouxe os benefícios que elas podem agregar para as empresas, tornando os projetos mais ágeis e econômicos.

Os convidados mostraram que esse modelo de trabalho – baseado na cultura ágil, conta com uma maneira diferente de encarar os desafios, mudando a mentalidade de todos os envolvidos. Além disto, a capacidade de reposição e elasticidade das equipes é mais rápida, garantido a prontidão necessária ao desenvolvimento das atividades.

Juliano Duarte, gerente de Projetos e Agile Coach da GSW Soluções Integradas, explicou sobre as diferenças entre as abordagens preditiva e ágil. Reforçou que cada uma delas tem seus benefícios e que não existe “bala de prata” para o desenvolvimento de projetos. Destacou que a abordagem ágil é recomendada para projetos com alto grau de incerteza e complexidade técnica, sendo possível realizar ciclos de entrega rápidas, aumentando o valor percebido pelos clientes.

Em seguida, Eric Monteiro, diretor executivo de Negócios da Tinnova, destacou que este modelo de contratação é uma evolução do outsourcing, pois a equipe contratada possui conexão direta com a área de negócios da empresa contratante, deixando de lado aquela relação fria entre cliente e fornecedor. A adaptabilidade e agilidade também são entregas valiosas, pois é necessário entender e ter velocidade para atender as demandas cada vez mais voláteis do mercado em constante transformação.

O webinar foi finalizado por Petterson Paula, CEO da empresa LIAX TI, que falou sobre as preocupações das empresas na hora de contratar equipes de alta performance. Trouxe ainda o caso de sucesso da OdontoPrev, líder do segmento de assistência odontológica no país, compartilhando os resultados conquistados ao trabalhar com equipes de alta performance. Foi possível diminuir o tempo de colocação no mercado de produtos e serviços em 30%, além de dobrar o número de projetos finalizados.

O webinar foi moderado por Thiago Ponte, cofundador da panda3.

Acesse aqui a gravação completa do webinar.

Próximos webinars da maratona de aquecimento

As inscrições estão abertas para os próximos encontros. Faça a sua inscrição e venha fazer parte desta jornada.

  • 11 de maio: Prepare sua empresa para a LGPD
  • 13 de maio: Como prevenir ataques cibernéticos
  • 18 de maio: A tecnologia aplicada à preservação do meio ambiente e geração de ganhos financeiros para empresas, governo e agronegócio
  • 25 de maio: Chegada do 5G e outras conexões rápidas para geração de novos negócios
  • 1º de junho: Big Data – retorno do investimento com o uso dos dados
  • 8 de junho: Cultura de inovação – hábitos e valores da empresa para otimizar resultados
  • 15 de junho: Agricultura conectada por meio de IoTs

RM VALE TI 2021

A RM VALE TI 2021 – Feira e Congresso de Tecnologia e Inovação será realizada entre os dias 22 e 25 de junho, de forma totalmente online. O tema central deste ano é a Tecnologia de Negócios, uma grande tendência em gestão de empresas para alcançar eficiência e competitividade. As inscrições gratuitas podem ser realizadas aqui.

Inscreva-se gratuitamente no RM VALE TI Talks,
a maratona de aquecimento para a RM VALE TI 2021