O uso da inovação pelo setor varejista

O uso da inovação pelo setor varejista

O varejo é um dos principais setores da economia, tendo representado 65% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2019.

Este segmento está em constante evolução, impulsionando as empresas a buscarem caminhos inovadores para atender a demanda crescente do mercado e acompanhar a mudança comportamental dos consumidores.

A tecnologia e inovação tem papel fundamental nesta jornada. A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) lançou o estudo Transformação Digital no Varejo Brasileiro, apontando que 42% dos varejistas entrevistados classificam a transformação digital como prioridade, fazendo parte dos planos estratégicos, com investimentos e ações definidas.

Este número demonstra o quanto a inovação é importante para que as empresas possam revolucionar seus modelos de negócio, buscando competitividade, reduzindo custos e melhorando a experiência do consumidor.

Veja alguns exemplos de como o uso da tecnologia ajuda os varejistas a inovarem:

  • Atendimento inteligente: além de diminuir o número de chamados nas centrais de atendimento, o uso de assistentes virtuais também permite acelerar a resolução de problemas e reduzir os custos da operação;
  • Automação dos centros de distribuição: robôs, por meio de inteligência artificial, identificam os produtos mais vendidos de acordo com horário e região, facilitando assim a escolha dos itens;
  • Combate às fraudes: no varejo online as fraudes são um grande desafio, podendo gerar grande prejuízo financeiro. A inteligência artificial e estatística ajudam a entender os padrões de compra para identificar e evitar transações fraudulentas.
  • Otimização dos estoques: um dos grandes gargalos do segmento é a gestão do estoque. Com o apoio da inteligência artificial é possível equilibrar a perda de vendas por falta de produtos, auxiliando na previsão de demanda.
  • Personalização de ofertas: com a coleta massiva de dados é possível compreender os hábitos de consumo e recomendar ofertas mais assertivas para o consumidor.

 

Na 7ª RM VALE TI você terá a oportunidade de conhecer ainda mais estas soluções inovadoras.

Contato

[email protected]
(12) 3878-9553