Sensoriamento é um grande aliado do agronegócio 4.0 para a tomada de decisões estratégicas
Não há dúvidas de que o agronegócio é uma grande força motriz para a economia brasileira. Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), apontam que o agronegócio ampliou sua participação na economia, passando a representar 21,4% do Produto Interno Bruto em 2019 frente a 21,1% em 2018. O segmento também é destaque na exportação, de acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o setor agropecuário representou 43,2% do total exportado pelo Brasil em 2019 e 42,3% em 2018.
Assim como sua importância, também são grandes os desafios para os agropecuaristas brasileiros, pois a concorrência está cada vez mais capacitada e os consumidores mais conscientes.
Para impulsionar o agronegócio ao longo desta jornada, é necessário contar com o apoio da tecnologia e inovação, proporcionando tomadas de decisão ágeis, gerando competitividade, diminuindo os custos e aumentando a produtividade.
Nos últimos anos a categoria do agronegócio tem passado por grandes transformações. Sensores, drones, internet das coisas (IoT), big data, equipamentos autônomos e inteligência artificial são alguns dos termos que estão se tornando cada vez mais comuns no campo, tornando realidade o Agronegócio 4.0.
São inúmeras as aplicabilidades da tecnologia no Agronegócio 4.0, com destaque para a agricultura de precisão, que utiliza sensores para coletar diversos tipos de dados, permitindo ao produtor rural tomar decisões estratégicas. Com o uso dos sensores é possível, por exemplo, responder as perguntas:
- Como estão as condições climáticas?
- Onde aplicar defensivos?
- Onde estão as pragas?
- Onde estão localizadas as estradas?
- Quais são as áreas menos produtivas?
- Quais são as áreas úmidas?
- Quais são as características do solo?
- Qual a contagem e fluxo de grãos?
- Qual é a estimativas de produtividade?
- Qual é a produtividade em kg/ha?
- Qual é a quantidade total colhida?
- Qual é o estado hídrico e nutricional das plantas?
- Qual o nível de nutrientes do solo?
Na 7ª RM VALE TI você terá a oportunidade de conhecer as tendências tecnológicas para o agronegócio. Participe!