Agricultura 4.0 – tecnologia aliada na produção

Agricultura 4.0 – tecnologia aliada na produção

O uso da tecnologia na produção agrícola é uma realidade e está ligada ao aumento dos volumes cultivados, maior qualidade da colheita e até mesmo nos cuidados ambientais. E essa tecnologia vai além da mecanização. Estamos falando da Agricultura 4.0, que utiliza de tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) biotecnologia, big data, sensoriamento e muito mais.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que 93% dos produtores agrícolas dispõem de celular e internet. Pensando nisso, startups surgem para otimizar o trabalho no campo. Por exemplo, já existem aplicativos de celulares que realizam, remotamente, o monitoramento das plantações. Para isso, são instalados sensores na plantação e municiam o produtor com diversas informações que vão ajudar na tomada de decisão.

Outra tecnologia que ganha força na agricultura é o uso de drones, tanto para monitoramento quanto para aplicação de defensivos agrícolas. Após a colheita, a tecnologia pode ajudar no planejamento do armazenamento, escoamento e mensuração do volume produzido.

Conheça alguns benefícios do uso da tecnologia na Agricultura:

  • Melhora e otimiza a produção e o uso de insumos;
  • Reduz os impactos negativos no meio ambiente;
  • Aumenta a produtividade da lavoura;
  • Facilita a comunicação entre produtor, operadores, administradores, agrônomos etc com o uso de celulares e ferramentas de internet;
  • Diminui custos de acesso a serviços – seguro e crédito, por exemplo – e informação – como de mercado ou tecnológica.
  • Reduz riscos de perdas com eventos climáticos, pragas e desastres naturais, por meio de sistemas de monitoramento e de informação acessíveis.
  • Ajuda a aumentar a renda do produtor com o incremento da qualidade da produção agrícola.
ASSESSORIA DE IMPRENSA

Rossi Comunicação
Jornalista Responsável: Valéria Rossi (MTB 028.207)
Contatos:

+55 (11) 3262-0884
+55 (11) 99348-8562

E-mails: [email protected]
[email protected]