25 de maio de 2021

5G abre caminhos para novos negócios

Algumas tecnologias podem revolucionar a forma de organização da sociedade. É o caso da conexão 5G que promete intensificar a conectividade e o crescimento econômico em vários setores.

O RM VALE TI TALKS sobre 5G reuniu profissionais diretamente envolvidos com o desenvolvimento da quinta geração de tecnologia móvel no Brasil.

Eles mostraram os impactos da chegada dessa tecnologia habilitadora e a demanda do mercado por profissionais que possam atuar com o 5G.

Daniel Gargano, Senior Account Manager da Ericsson, salientou que a baixa latência e a alta velocidade de conexão trarão novas possibilidades para a logística, mineração, saúde e cidades inteligentes. Considerada um segmento de alta periculosidade, a mineração poderá garantir a segurança dos trabalhadores com a operação de máquinas e equipamentos por meio remoto. Recentemente, a Ericsson inaugurou em São José dos Campos a primeira linha de produção de placas 5G da América Latina.

Roberto Netto, coordenador de Tecnologia do IP Facens, falou sobre o Smart Campus Facens, um ecossistema com o objetivo de catalisar as oportunidades do 5G para desenvolver, implementar, testar, analisar e replicar soluções para cidades inteligentes, utilizando o campus universitário como uma área para estudos. Citou que o 5G vai acelerar ainda mais a digitalização da indústria, mostrando casos de uso de manutenção preventiva em Industrial Internet of Things (IIOT) e gêmeos digitais na produção.

Para encerrar a conversa, Roger Vendramine, docente do Senac São José dos Campos, apresentou a nova perspectiva da Internet de Todas as Coisas, a chamada Internet of Everything (IoE). O novo conceito refere-se à conexão inteligente entre pessoas, processos, dados e coisas, transformando informação em ação. Reforçou também que o 5G será uma maneira para democratizar ainda mais a internet para toda a população.

O debate foi moderado por Thiago Ponte (panda3).

Assista ao webinar completo aqui.

A jornada continua

A maratona de aquecimento conta ainda com mais 3 Talks. Faça a sua inscrição e garanta a sua participação.

  • 1º de junho: Big Data – retorno do investimento com o uso dos dados
  • 8 de junho: Cultura de inovação – hábitos e valores da empresa para otimizar resultados
  • 15 de junho: Agricultura conectada por meio de IoTs

Inscreva-se gratuitamente no RM VALE TI Talks,
a maratona de aquecimento para a RM VALE TI 2021