Silvia Maria Massruhá

Chefe Geral da Embrapa Informática Agropecuária

Silvia Maria Massruhá

Chefe Geral da Embrapa Informática Agropecuária

Biografia

Doutora em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2003) (Inpe), possui mestrado na área de Automação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (1996) da Unicamp e graduação em Análise de Sistemas – Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988). Desde 1989, é pesquisadora da Embrapa Informática Agropecuária onde tem liderado projetos na área de engenharia de software, inteligência artificial e computação científica aplicada à agricultura com aproximadamente 90 publicações técnico-científicas e 25 softwares nos temas sistemas especialistas, lógica abdutiva, lógica nebulosa, técnicas de aprendizado de máquina, mineração de dados e textos voltados para o manejo animal e diagnóstico de doenças em plantas.

Atualmente é chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária (desde julho de 2015 até a presente data). Também é membro do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação da Embrapa (CGTI) e, desde outubro de 2016, membro do Comitê Gestor das Estratégias da Embrapa (CGE). No período de agosto de 2009 até março de 2015, exerceu o cargo de chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Informática Agropecuária. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Agroinformática – SBIAgro, no período de 2010-2011, e  membro do Conselho Diretor da SBIAGRO (2012-2013/2014-2015/2016-2017). 

Atualmente, também coordena o Observatório de TIC para a Agricultura, no âmbito do Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa, denominado Agropensa. Além disso, a pesquisadora integrou, como representante da Embrapa (2013-2015), a equipe técnica da Plataforma Regional de Uso de Tecnologias Emergentes na área de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) do Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico, Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul – Procisur. No escopo desta parceria organizou, em 2014, o livro “Tecnologias da Informação e da Comunicação e suas Relações com a Agricultura”.

Todas palestras Silvia Maria Massruhá