Carlos Venicius Frees – ABDI

Líder de projeto na Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI

Carlos Venicius Frees – ABDI

Líder de projeto na Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI

Biografia

Líder de projeto na Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI para as temáticas de Redes Elétricas inteligentes e Cidades inteligentes, onde atua como especialista – líder em projetos, desde 2009. Coordena um grupo de trabalho governamental com a participação de instituições públicas e privadas para Smart Grid/Smart City.
Especializado nas de áreas de Sistema e Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC. Possui mais de 20 anos de experiência no setor, sendo 8 anos dedicados para o setor elétrico brasileiro pela ANEEL – Agencia Nacional de Energia Elétrica e 7 anos ao desenvolvimento da indústria brasileira pela ABDI.
Sua titulação é a de – Mestre em Administração pela UNB/DF (aplicação de tecnologias de informação e gestão do conhecimento organizacional); – Especialista em Gestão Estratégica de Organizações pela URI/RS e; – Bacharel em Informática pela PUC/RS.
Suas atividades estão relacionadas a avaliação e desenvolvimento da Industria no Brasil e na promoção e execução da Política de Industrial no contexto de: “Cidades inteligentes” / “Rede elétrica Inteligente”; “Legislação em Tecnologia da Informação e Comunicação”; “Software e Serviços em TI”; “Microeletrônica, Displays e Semicondutores” e “Conteúdo Digital”.
Carlos Frees coordena um grupo de trabalho governamental para desenvolvimento das Redes e Cidades Inteligentes no Brasil, com parceria de instituições públicas e privadas.
É responsável pelo projeto de “MAPEAMENTO DA CADEIA FORNECEDORA DE REDES ELÉTRICAS INTELIGENTES NO BRASIL PARA SUBSÍDIOS A POLÍTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA”, com a avaliação de cases nacionais e internacionais que impactam no Brasil.
É responsável pelo projeto de “DESENVOLVIMENTO DE CIDADES INTELIGENTES e HUMANAS”, para capacitação de municípios e cadeia produtiva e definição de diretrizes para um Plano Nacional para Desenvolvimento de Cidades Inteligentes no Brasil.
Participou de eventos e levantamentos internacionais nas temáticas no Canada, Portugal, Alemanha, Holanda, Japão, Itália, Espanha, França, Coreia do Sul, Dinamarca e Reino Unido além da avaliação de cases nos EUA, Finlândia, Taiwan e Austrália, entre outros.
Participou como especialista convidado em congressos e workshops para avaliação, debate e definição de estratégias setoriais em áreas e rotas tecnológicas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.
Liderou e coordenou o encontro de colaboração internacional entre Brasil e Japão (MDIC x METI) para Eficiência Energética, Conservação de Energia e “Smart Communities”.
Representou o Brasil para as iniciativas de colaboração internacional em Smart Grid entre Brasil x Japão, Coreia do Sul e EUA.