Notícias

Tudo sobre a RM VALE TI
23
out

Grandes números pautam a 5ª RM VALE TI: 4 mil participantes, 450 reuniões de negócios, 40 expositores e 12 painéis

Começou nesta terça, 23/10, a 5ª RM VALE TI – feira e congresso de tecnologia e inovação. O evento tem recorde de inscritos: 2.500 participantes, mas a expectativa é que 4 mil pessoas, ao todo, circulem até o dia 25 de outubro pelos estandes e participem dos painéis nos três dias de evento.

“Além dos inscritos, que foram quase o dobro do último ano, temos a presença de centenas de pessoas entre gestores, empresários, estudantes, profissionais de TI e moradores da região que estão chegando durante todo o dia aqui para visitar a RM Vale TI. Superou totalmente nossas expectativas”, afirma o coordenador do TIC Vale e organizador da feira, Marcelo Nunes.

O evento foi oficialmente aberto com o painel de Felício Ramuth, prefeito de São José dos Campos (SP). Na palestra, ele contou como o município está se adequando ao conceito de cidades inteligentes, com o uso de aplicativos para diversos serviços e a interface com o 156, número de atendimento da prefeitura da cidade. Também ressaltou a vocação para empreendedorismo e desenvolvimento de tecnologia da cidade.

“A feira já é uma tradição de São José dos Campos, começamos hoje sua quinta edição. Aqui, agregamos soluções de TIC, a fim de atrair players, enriquecer nosso ambiente e incentivar o desenvolvimento de tecnologia por empresas da região”, diz. “A cidade se consolida como prestadora de serviços e o setor de TIC é estratégico para isso, para atender demandas da região e de outras localidades, para consolidar no mercado as empresas que nasceram aqui”, acrescenta o prefeito.

Cidades inteligentes, agronegócio, indústria 4.0 e varejo

A 5ª RM VALE TI está dividida em quatro segmentos que demandam intensamente soluções em TIC: cidades inteligentes, indústria 4.0, agronegócio e varejo. “Este evento é voltado para quem consome tecnologia nessas quatro áreas, para quem precisa aumentar a competitividade no mercado nacional e internacional e busca novas soluções para isso acontecer”, disse Marcelo Nunes, coordenador do APL TIC VALE do Parque Tecnológico São José dos Campos, responsável pelo evento.

Soluções dos quatro segmentos são mostradas na feira, nos mais de 40 estandes de empresas. Há também 24 startups no Startup World que apresentam suas propostas em uma área totalmente dedicada a elas. O congresso ainda apresenta programação específica a cada dia e reúne 12 painéis e mais de 40 painelistas.

Cidades inteligentes

O primeiro dia foi focado em cidades inteligentes. Os painéis reuniram especialistas, que discutiram o futuro das cidades em três apresentações:Gerando receitas e otimizando receitas municipais com soluções em TIC; Tecnologias para desenvolver cidades sustentáveis e eficientes e Destinos Turísticos na Era da Conectividade. Este último painel reuniu as prefeituras associadas em um encontro temático da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo).

“O conceito de cidades inteligentes está totalmente atrelado ao conceito de turismo inteligente, tratado nesse painel. As pessoas escolhem cidades para morar e para visitar em busca de qualidade de vida, sustentabilidade, conectividade e mobilidade. É a grande tendência e necessidade para todas as cidades que buscam ser mais inteligentes”, define Marta Poggi, consultora de turismo inteligente e uma das painelistas.

Pensar no futuro das cidades com o uso de tecnologia é fundamental para uma gestão mais eficiente, na visão de Marco Antonio Raupp, diretor-geral do Parque Tecnológico São José dos Campos. “Precisamos discutir a informatização da gestão pública em todos os níveis, especialmente nas prefeituras. Temos a missão de oferecer a solução adequada para elas, tanto no tamanho da solução quanto no custo”, afirma.

Rodada de negócios

A 5ª RM VALE TI apresenta uma grande novidade: uma rodada de negócios própria, previamente agendada por meio de uma ferramenta exclusiva, usada com sucesso em grandes eventos B2B internacionais. São esperadas 450 reuniões ao longo dos três dias, como grandes gestores públicos e empresas de grande porte que buscam soluções em TIC para desenvolver projetos que aumentem produtividade, reduzam custos e otimizem a gestão.

No primeiro dia, a rodada contou com a presença de 15 prefeituras, em busca de novas soluções para o desenvolvimento de cidades inteligentes.

Parceria com os EUA

O primeiro dia do evento também teve um encontro internacional com a delegação do Eastern Oklahoma County Partnership (EOCP), que firmou acordo de cooperação com o Parque Tecnológico São José dos Campos. A proposta visa formar uma rede de colaboração entre o Brasil e o estado de Oklahoma, nos EUA, a fim de auxiliar empresas das duas localidades a acessar esses mercados.

Diretores da EOCP explicaram que Oklahoma é a região industrial de maior custo-eficiência dos Estados Unidos, com predomínio de empresas dos setores de componentes eletrônicos, aeroespacial e defesa e fabricação de metais. Também apresentaram os diversos incentivos do estado norte-americano para atrair indústrias e empresas estrangeiras.

Houve ainda reuniões individuais com representantes do estado de Oklahoma e de empresas que têm interesse em investir naquele mercado.