Notícias

Tudo sobre a RM VALE TI
15
out

Reduzindo custos e aumentando a segurança das cidades com tecnologia

Gestão de Smart City

O gestor público tem grandes desafios no segmento de Smart City, para promover o serviço com qualidade administrando os recursos de forma eficiente e transparente e obter a satisfação da população, é preciso que a tecnologia seja muito bem pensada, afinal, é a base de sustentação para a eficiência, inovação e disponibilização dos serviços, colaborando com a segurança e a redução de custos.

Tecnologia para segurança

Um projeto inteligente de tecnologia para a segurança da cidade pode não resolver todos os problemas, mas seria um grande avanço e pode significar uma diminuição expressiva na criminalidade do município. Talvez você pode ter percebido em diversos pontos, em muitas cidades brasileiras, com câmeras de segurança, também conhecidas como “olho-vivo”. A tecnologia permite que as autoridades possam monitorar áreas com grandes índices de criminalidade, fazendo com que a polícia se antecipe em atitudes suspeitas ou que seja possível identificar o crime e agir de maneira mais eficaz.
São José dos Campos é um exemplo recente quando o assunto é segurança, hoje a cidade possui 493 câmeras espalhadas pela cidade e a Prefeitura acaba de lançar o edital para ampliar e fazer com que as ruas tenham 1.000 câmeras de monitoramento.

Redução de custos

Já imaginou que uma cidade inteiramente conectada pode resultar em economia de tempo, dinheiro, energia e, ainda por cima, ser muito mais sustentável em termos de recursos naturais? Para isso, sensores podem coletar um alto volume de dados e enviar para sistemas operacionais auxiliando em diversos segmentos, como por exemplo: tráfego e abastecimento de água, obtenção de energia, ida de ônibus somente quando estiver passageiros para utilizar, coletar lixo apenas quando de fato houver, irrigação por meio da temperatura ou previsão meteorológica, entre outros.
Os Emirados Árabes tem um enorme projeto chamado “Masdar City”, que deve se tornar realidade em breve. Trata-se sendo uma cidade altamente tecnológica no meio do deserto, um local sem nenhuma emissão de poluentes e sem dejetos, com autossuficiência energética e muito conforto para seus 50 mil habitantes, tudo isso por meio de tecnologias avançadas de Smart City.

Agora que você leu um pouco mais sobre Segurança e Redução de Gastos para as cidades, adquira conhecimento sobre novas diversas tecnologias na RM Vale TI.