Notícias

Tudo sobre a RM VALE TI
30
set

Indústria 4.0: Melhorando a produtividade e reduzindo custos

A Indústria 4.0

A Indústria 4.0 já não é mais uma opção, mas sim uma realidade diante das mudanças do mercado nos últimos tempos. Um dos pilares da Quarta Revolução Industrial, diversas empresas já estão aplicando no dia a dia e, assim, reduzindo custos e melhorando a produtividade.

O conceito de Indústria 4.0 engloba diversas inovações na Tecnologia da Informação, também se aplica em linhas de produção e processos de manufatura. Para isso, o processo tende a se tornar cada vez mais customizável, eficiente e, claro, autônomo. Basicamente, se trata da integração automatizada em quase todas as áreas de uma instituição, que permite colher informações mais precisas, permitindo assim, um entendimento simplificado de todo o processo, auxiliando na tomada de decisões.

 

Aumentando a produtividade com a Indústria 4.0

A partir da aplicação da Indústria 4.0, é possível  traçar diversos cenários onde a instituição pode mudar e melhorar para um ambiente mais produtivo.

Um exemplo excepcional é a aplicação de Robótica e Automação Industrial que, lado a lado com outros pilares da Indústria 4.0, se transformará em uma produção muito mais inteligente e autônoma, a fim de cada vez mais, melhorar os indicadores de produção.

Um outro ótimo exemplo é a Internet das Coisas aplicadas em uma linha de produção, facilitando assim, a comunicação entre máquinas de forma totalmente autônoma e instantânea. Com isso, é possível uma rede de comunicação entre objetos físicos, ambientes, máquinas ou objetos físicos, automaticamente trocando diversos dados e melhorando os controles significantemente.

O caminho para a indústria conectada é cada vez mais irreversível, já que sua aplicação resulta em empresas cada vez mais competitivas e com uma produtividade cada vez mais eficiente.

 

Reduzindo custos do estoque com a Indústria 4.0

Independente do tamanho de uma instituição, um dos principais passos para o sucesso é a redução de custos e a Indústria 4.0 pode ser uma aliada eficiente para uma economia bastante significativa.

Um bom primeiro passo para a redução de custos por meio da Indústria 4.0 é uma boa gestão de estoque, com o auxílio de um banco de dados que permita uma análise de processo confiável e rápida na coleta de informações. Acompanhar entrada e saída de materiais e quais os que são necessários em situações pré-definidas é essencial para não atrasar a produção por falta de material e para não manter material em excesso em estoque. Ao ter informações mais precisas relacionadas ao estoque é possível evitar a produção parada ou, até mesmo, desperdícios.

Uma forma de supervisionar os dados em tempo real e, também, ter noção do que aconteceu anteriormente na empresa por meio de dados fornecidos pelas máquinas, é com o armazenamento em banco de dados, ou em nuvens, para conferência em tempo real, com isso é possível prever cada necessidade de obtenção de novos materiais em situações oportunas.

Essas são apenas algumas dicas da RM Vale TI de ferramentas de tecnologia para melhorar a produtividade e reduzir custos de empresas por meio da Indústria 4.0. Amplie seu conhecimento sobre o assunto na maior feira de TI do Vale do Paraíba. Saiba mais e participe!