Notícias

Tudo sobre a RM VALE TI
23
set

Conheça cases de Smart Cities que fizeram a diferença em cidades brasileiras

Smart Cities: A importância da inteligência das cidades

Já imaginou como serão as cidades no futuro? Não será necessariamente o que assistimos em filmes futuristas, mas a tendência é que tecnologia será uma aliada importantíssima na organização e evolução das cidades. Veja abaixo alguns exemplos de diferentes experiências de sucesso de investimento em Smart Cities em cidades do Brasil:

Monteiro Lobato

Localizada no Vale do Paraíba, a pequena gigante Monteiro Lobato e seus cerca de cinco mil habitantes respiram inovação e tecnologia. Quem visita a pacata cidade rural nem imagina a quantidade de investimento em transformação digital que o município vive desde 2015.
Com dois projetos criativos e ousados, o Desbravadores Digitais e Cidade Inteligente, Humana e Encantada, Monteiro está avançando em alta velocidade.

Em 2016, o Desbravadores Digitais uniu prefeitura, estudantes do ensino médio, empresas do APL TIC Vale, Parque Tecnológico São José dos Campos e Universidades para colocar a cidade no mapa, literalmente. Usaram geoprocessamento para mapear com imagens de satélite Monteiro Lobato, suas ruas, propriedades, relevo, hidrografia, tudo. Com isso, moradores ganharam CEP, bairros podem ser cadastrados em programas de políticas públicas, melhora o plano de iluminação e todas as importantes decisões a serem tomadas pelos gestores do município. Diversos serviços públicos também foram informatizados, tirando os lobatenses da era do arquivo de papel. Esse projeto rendeu o prêmio Inovacidade, entregue pelo instituto Smart City Business America, realizador do maior congresso sobre tecnologia para cidades inteligentes na América Latina.

Já em agosto de 2018, foi novamente premiada. Desta vez a cidade foi reconhecida internacionalmente com o prêmio Municiência pelo seu programa “Monteiro Lobato, Cidade Inteligente, Humana e Encantada”, que visa tornar essa agradável estância na primeira pequena cidade com ações que visam melhor gestão, transparência e conectividade com conceitos das grandes Smart Cities. Além do prêmio a cidade já foi escolhida pela Confederação Nacional de Município (CNM) para ser modelo de Smart City para todos os municípios com menos de 10 mil habitantes no Brasil.

Barueri – SP

Localizada a apenas 30 km da cidade de São Paulo, Barueri recebeu um investimento alto da companhia AES Eletropaulo para a instalação de medidores inteligentes de energia na cidade, por meio do sistema Smart Grid, que permite calcular, em tempo real, a quantidade de energia consumida durante todo o mês em cada residência, ou estabelecimento comercial. Além disso, o modelo facilita muito o controle e a identificação de qualquer problema ou falha que possa existir na rede de distribuição de energia por parte da concessionário ou, até mesmo, de problemas na residência, fazendo com que o responsável tome as devidas atitudes para selecionar o tal problema. É ou não é um investimento que vale a pena?

Tubarão – SC

A cidade possui a maior usina solar do país entre as cidades com 100 mil a 500 mil habitantes, para isso, foram mais de 19 mil painéis solares instalados às margens da BR-101. O projeto de geração de energia renovável faz parte do projeto Cidade Azul e recebeu um grande investimento para pesquisa, desenvolvimento, instalação e manutenção da tecnologia e fez com que a cidade de Tubarão entrasse para a seleta lista das 100 cidades brasileiras mais seguras quanto ao número de homicídios e acidentes de trânsito. Hoje a tecnologia gera energia renovável para mais de 2,5 mil residências por ano. Incrível o quanto o investimento em tecnologia pode melhorar a vida do cidadão!

Vinhedo – SP

Considerada a cidade mais segura do Brasil, a cidade reduziu taxas de homicídios, acidentes de trânsito, melhorou a iluminação pública e investiu forte com segurança e monitoramento de áreas de risco e agentes de segurança. Vinhedo é prova de que as cidades brasileiras estão investindo alto em Smart Cities, além de ter sido uma das primeiras do Brasil a implantar o sistema que controla entradas e saídas do município através das câmeras de segurança.
Outro sistema já implantado na cidade foi o SIM (Soluções Integradas Municipal), que foi desenvolvido para ouvir as demandas dos cidadãos que vivem no município, por meio de uma rede tecnológica. Que ótimo exemplo de investimento bem aplicado, não é mesmo?

Agora que você já viu na prática como os investimentos em Smart City pode facilitar a vida do cidadão e melhorar a gestão das cidades. Conheça a maior feira de TI do Vale do Paraíba e venha participar!