Notícias

Tudo sobre a RM VALE TI
20
set

Conheça o laboratório a céu aberto sobre cidades inteligentes

Um laboratório sobre cidades inteligentes a céu aberto, em uma área com 2,5 milhões de metros quadrados. Esse é o resumo de uma iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para o desenvolvimento de soluções em smart cities. A minicidade está localizada na cidade de Xerém (RJ).

A área é chamada de Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes e funciona como uma vitrine viva e um guia para usuários de tecnologias para cidades inteligentes – especialmente municípios e seus parceiros. O local deve ser referência para o desenvolvimento de projetos no setor em todo o Brasil.

ABDI e Inmetro acreditam que as tecnologias para cidades inteligentes são estratégicas para o desenvolvimento do setor de TIC no Brasil. O projeto visa estimular o mercado brasileiro e mostrar aos gestores públicos as iniciativas e soluções que são desenvolvidas no país. A ideia do Ambiente de Demonstração de fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua competitividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

Saiba mais sobre o painel sobre Soluções Inteligentes para Tornar Cidades Sustentáveis e Eficientes

No local, serão montados 11 cenários para testes em diversas áreas. Os primeiros instalados são o Centro de Comando de Controle, para monitorar todas as tecnologias, e a Iluminação Inteligente, com instalação de sensores e câmeras nos postes. Em seguida, serão colocados os semáforos e o estacionamento inteligente. Algumas das outras iniciativas previstas envolvem compartilhamento de bicicletas e carros, controle de condições climáticas e de desastres naturais, monitoramento das ações de saneamento básico e gestão de segurança pública.

Em breve, as tecnologias poderão ser visitadas pelos gestores públicos, que terão acesso aos resultados. Também será disponibilizado no próprio Inmetro um show room, onde os prefeitos verão uma demonstração do que está instalado no campus.

O projeto ainda recebe inscrições de empresas que desenvolvam soluções. Segundo levantamento da ABDI, há cerca de 130 empresas de todos os portes que oferecem soluções tecnológicos para cidades inteligentes no Brasil. É possível saber mais e se inscrever neste link.

A 5ª RM Vale TI dedica um dia inteiro ao tema smart cities em seu Congresso de Tecnologia e Inovação. Gestores públicos de mais de 50 municípios estarão presentes para discutir soluções e tecnologias que melhoram a gestão das cidades. Saiba mais e inscreva-se!