Notícias

Tudo sobre a RM VALE TI
18
set

Tecnologias no varejo: Laboratório apresenta tendências do setor

Conhecer na prática e vivenciar a experiência de varejistas de sucesso na implantação de inovações e tecnologias em seus pontos de venda e em suas estratégias. É o que possibilita o no Laboratório de Inovação do Varejo (ProVa Lab), inaugurado em junho de 2018 pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MIDC) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

O espaço se define como um ambiente de conexão, aprendizado, co-criação, experimentação e difusão da cultura de inovação, dedicado a desenvolver soluções para o setor varejista. A iniciativa é inédita na América Latina e visa estimular o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias no varejo.

O ambiente está localizado no Shopping Frei Caneca, na cidade de São Paulo, e reúne coworking, ilhas de tecnologia e espaço para eventos. É gratuito e aberto a todos os segmentos do setor, tanto para o pequeno, quanto o médio e grande varejista, de todo o país

O espaço vai funcionar por dois anos e será usado para o desenvolvimento de soluções, desde o uso de tecnologia digital até aplicação e teste de novas tendências no atendimento a clientes e gestão dos empreendimentos.

Conheça a programação completa sobre varejo na 5ª RM Vale TI

Qual é o papel do ProVa Lab no mercado?

  • Promover a adesão e participação de empresas e associações do setor de varejo e de serviços que buscam soluções inovadoras com elevado conteúdo técnico e tecnológico para seus problemas;
  • Atrair startups do setor para que desenvolvam novas soluções e produtos;
  • Aumentar a participação dos fornecedores nacionais e estrangeiros para desenvolvimento de tecnologias para o segmento varejista;
  • Criar valor e disseminar conteúdos estratégicos para melhorar o atendimento e as vendas do varejo brasileiro;
  • Preparar o varejista para perceber tendências e mudanças no comportamento do consumidor e identificar oportunidades para o seu negócio;
  • Disseminar tecnologias emergentes que tragam ao varejo diferenciação, conhecimento do consumidor e maior competitividade frente às mudanças no mercado.

Varejo no Brasil

O setor varejista é um dos mais importantes para a economia nacional: impacta em 47,4% do PIB brasileiro, segundo estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que o comércio é responsável por 17 milhões de empregos, o que representa 16% da força de trabalho do país.

Um levantamento feito pela ABDI com mais de 50 varejistas e formadores de opinião identificou os principais desafios do setor para inovar em lojas físicas: Qualificação da mão de obra, capacitação dos empresários, resistências culturais para a adoção de tecnologias, acesso à crédito e questões envolvendo a tributação.

A 5ª RM Vale TI apresenta em seu congresso um dia inteiro dedicado às novas tecnologias aplicadas ao varejo. O painel Modelos de Vendas com Investimentos e Tecnologias traz o case do ProVa Lab, contemplando os principais desafios dos varejistas e trazendo soluções tecnológicas para superá-los.

Inscreva-se já! As vagas são limitadas.