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31
ago

Conheça tecnologias que podem transformar o mundo do Varejo

Tecnologias para o varejo

Existem muitas soluções tecnológicas surgindo todos os dias para transformar diversos segmentos, inclusive o Varejo. Algumas delas são muito relevantes e prometem inovar a experiência dos clientes e aumentar de forma significativa as vendas, afinal, não basta apenas vender bons produtos e ter um bom atendimento, é preciso investir na organização da loja, organizar o fluxo de pessoas, mensurar o público alvo e, claro, diminuir as filas. A tecnologia pode ser uma aliada muito significativa para o Varejo e você irá conferir algumas dicas a seguir:

 

Muita gente nos caixas? Tecnologia para Gestão de Filas

Uma má experiência para o cliente em qualquer tipo de comércio de Varejo, que é rotineiro, é a fila para concluir a compra, fazendo muitas vezes o cliente desistir de itens não muito necessários, ou seja, de supérfluos, ou até mesmo a desistência de entrar na loja por ter pouco tempo e ver a fila logo ao entrar.

E se o próprio varejista determinar o número máximo de pessoas na fila? Sim, isso é possível! Essa tecnologia já existe e funciona da seguinte forma: uma câmera percebe a chegada de uma pessoa além do número predefinido e envia um comando para o gerente, de modo que seja possível abrir um novo caixa para que o tempo de espera diminua e a experiência seja mais agradável.

 

Tornar sua loja online ou contar com Marketplaces

Cada vez mais as vendas online vêm crescendo em praticamente todos os segmentos do Varejo e as tecnologias para auxiliar lojistas e fazer com que a loja vire, também, uma loja online estão mais fáceis de serem alcançadas. Para montar sua loja na internet não é preciso de uma equipe ou uma completa operação de vendas online, mas de achar uma das plataformas já existentes que mais se encaixam no seu planejamento e, de forma fácil e simples, fazer com que seu investimento seja reduzido. É possível, inclusive, que você encontre soluções participando de Marketplaces, que são lojas virtuais que concentram vários fornecedores e produtos de terceiros, ou seja, outra loja vende o seu produto de acordo com o formato previsto entre as duas partes.

 

Maquininhas para pagamento eletrônico

Nos últimos dois anos, o mercado online de meios eletrônicos de pagamento se popularizou e muito. Aquela velha desculpa da falta de dinheiro trocado no bolso já caiu em desuso. Hoje em dia carrinho de pipoca, barracas de feira e, até mesmo, barracas de camelôs já contam com a tecnologia, que não pode ficar de fora do negócio, independente do tamanho. Com essa mudança e mais essa opção para grandes ou pequenos negócios, as transações por meio de cartões de débito cresceram 13,6%, enquanto as de crédito subiram 14,6%, uma alta significativa para o mercado brasileiro e, cada vez mais, as empresas apostam que a velocidade das mudanças tecnológicas ameaça o crescimento de suas companhias e, por esse motivo, não querem ficar para trás e pensam em soluções para o mercado a todo momento;

 

Autoatendimento para o mobile

A experiência do cliente continua sendo a maior aliada de uma empresa do segmento Varejo, e os clientes, cada vez mais, desejam ter autonomia nas lojas físicas. Hoje em dia isso é possível no online, isso mesmo, um sistema de pagamento sem ter que enfrentar a fila do caixa, por exemplo, é uma boa opção, mas para ir ainda mais além, que tal a possibilidade de o cliente efetuar o checkout diretamente do seu dispositivo móvel? Isso faz com que ele não enfrente fila e ainda tenha autonomia para fazer no seu próprio aparelho de celular, tablet ou qualquer outro dispositivo conectado a internet. Facilita a vida do cliente e faz com que ele volte sempre, afinal, a experiência é muito importante;

 

Automação de marketing

Você pode segmentar ainda mais suas ações de marketing, por meio de um software de automação personalizado, ou com diversas tecnologias para melhorar sua campanha e aumentar suas vendas. Uma boa pedida é a ferramenta que analisa a base de dados do seu cliente e envia leads para que a sua equipe de vendas possa contatá-lo já abordando com o que é de interesse dele. Quando você oferece o que já faz parte do mundo e da experiência do cliente, a possibilidade de se tornar uma ou mais vendas é extremamente maior, além de fidelizar o mesmo, que passa a se interessar muito mais por seus produtos pela ótima experiência que a loja te entregou;

Agora que você tem em mãos as dicas da RM Vale TI de algumas ferramentas de tecnologia para facilitar o dia a dia do seu negócio no Varejo. Saiba mais sobre a maior feira de TI do Vale do Paraíba e participe!