Notícias

Tudo sobre a RM VALE TI
19
out

Workshop sobre Smart City recebe mais de 50 prefeituras

Feira do Parque Tecnológico recebeu prefeitos, secretários municipais e a senadora Marta Suplicy; evento recebeu 4.000 pessoas durante os três de evento

 

A 4ª RM Vale TI – Feira e Congresso de Tecnologia e Inovação terminou nesta quinta-feira com recorde de público.O evento teve início na terça-feira (17), no Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec), e recebeu cerca de 4.000 visitantes  durante os três dias. No ano passado, 3.000 pessoas passaram pelo evento.

O último dia do congresso foi dedicado ao eixo Smart City. Mais de 50 prefeituras estavam representadas no workshop Cidades Inteligentes, o Futuro Hoje, realizado no período da tarde. Entre os presentes,mais de 20 prefeitos de várias cidades do Vale do Paraíba e de outros municípios paulistas e de outros estados.

A abertura do workshop foi feita pelo coordenador dos APLs (Arranjos Produtivos Locais) do Parque Tecnológico, Marcelo Nunes.

Na sequência, Marco Antonio Raupp, diretor geral do PqTec, falou sobre os eixos debatidos durante a 4ª RM Vale TI –Varejo, Indústria 4.0 e Agronegócio e sobre a necessidade de os gestores públicos ampliarem a visão sobre a cidade e investirem em recursos tecnológicos para melhorar a eficiência dos serviços públicos.

Raupp também afirmou que o Parque Tecnológico, com apoio do governo do Estado de São Paulo, estuda a criação de um APL do Agronegócio dentro do PqTec, o que também iria beneficiar os municípios. Atualmente o Parque abriga dois arranjos  -o TIC Vale (APL de Tecnologia da Informação e Comunicação) e o Cluster Aeroespacial.

Logo após a senadora Marta Suplicy comentou a necessidade de os prefeitos buscarem novas soluções, com foco em alternativas que gerem receita e melhoria da qualidade de vida para o cidadão e ressaltou a importância da RM Vale TI.

“O cenário é desafiador, mas o prefeito precisa investir recursos para que faça uma coisa nova, um projeto que mostre que você não pensou apenas naqueles quatro anos, mas nos anos seguintes. Uma visão de futuro para a cidade. Esse encontro aqui, hoje, propicia isso, mostra caminhos”, disse a senadora. 

Ainda dentro da programação do Congresso, aconteceu na manhã desta quinta-feira o painel Alcançando Resultados com Cidades Inteligentes.

Para Marcelo Nunes, a quarta edição da RM Vale TI foi um sucesso. “Foi um evento muito bom. Ainda vamos fazer uma avaliação dos resultados, mas acredito que conseguimos ultrapassar todos as nossas metas”, disse Nunes.

Investor Day

Também nesta quinta-feira, paralelamente às atividades do Congresso de Tecnologia e Inovação, ocorreu o Investor Day, evento que reuniu startups durante o dia todo.

Pela manhã ocorreu um workshop, onde os empreendedores puderam aprender estratégias de mercado, marketing e captação de recursos, por exemplo. À tarde, 17 startups participaram do Demoday, onde puderam apresentar seus projetos a grandes investidores.

A 4ª RM Vale tem entre seus patrocinadores a Finep e ainda conta com apoio da EmbrapaUnifespGoverno do Estado de SPAgência Desenvolve SPFrente Nacional de PrefeitosSebrae e Abimaq, entre outras instituições e empresas.