Notícias

Tudo sobre a RM VALE TI
18
out

Meon: RMVale TI destaca união entre tecnologia, poder público e educação

Primeiro dia do congresso contou com autoridades e pensadores da área

 

São José dos Campos, 17 de Outubro de 2017 às 12h16
Marcus Alvarenga

A importância do Parque Tecnológico de São José dos Campos e da união do setores econômicos tanto com a gestão pública quanto com a educação foram temas que dominaram a abertura da 4ª RMVale TI, congresso que reúne pensadores de diferentes áreas para debater o desenvolvimento das cidades.

O primeiro encontro, na manhã desta terça-feira (17), contou com a presença do diretor do Parque Tecnológico, Marco Antônio Raup; coordenador da Codeagro (representando o secretário de agronomia), José Valverde; a coordenadora estadual de ensino superior ( representando o vice-governador), Elisabeth Correa; prefeito de São José, Felicio Ramuth; diretor regional do Sebrae, Rodrigo Matos e o palestrante da abertura, Marcio Girão, diretor da Finep.

“Todos estamos unidos por acreditar no desenvolvimento. Essa união é perceptível nos números do evento, com 72 palestrantes. Um crescimento acima do esperado em momento de recuperação da crise”, declara Marcelo Nunes da Silva, coordenador do clustes Tic Vale e organizador do RM Vale TI.

Os porta-vozes reforçaram a importância da participação de todos os setores.

“Vocês são a sociedade. Nossa missão é trabalhar para levar novidade a vocês, que mapeiam nosso caminho. Os empreendedores, associações comerciais e industriais, prefeituras e estâncias turísticas e todos são essenciais”, comenta Raup.

Já o diretor do Sebrae, Rodrigo Matos, destacou o alto nível das discussões da feira e afirma que está animado para conhecer soluções para questões contemporâneas referentes ao desenvolvimento das cidades.

“O diferencial que vemos aqui em São José, no parque e na feira, são as pessoas e a melhor estrutura de todo o país. Não sei explicar se é algo na história da região, mas as pessoas têm um grau elevado de inteligência e empreendedorismo, e se continuarmos conectando esses profissionais estaremos a frente no futuro da tecnologia”, afirma.

Confira a programação:

Dia 1 (17/10)
14h às 15h30 – Novas alternativas para o varejo conectado – iot
14h às 15h30 – E-commerce e as novas estratégias de vendas a partir do uso de big-data
16h30 às 18h – Dados e informações dos clientes – aspectos legais e os cuidados com a segurança da informação
16h30 às 18h – Como fidelizar clientes através das mídias digitais e inteligência artificial em um varejo cada vez mais digital

Dia 2 (18/10)
9h às 11h – Manufatura avançada – cenário para a indústria brasileira
14h às 15h30 – O mercado e a realidade das tecnologias florestais
14h às 15h30 – Conceitos e padrões comuns que direcionam a indústria 4.0
16h30 às 18h – Inteligência artificial na indústria
16h30 às 18h – Geoprocessamento – o diferencial competitivo das empresas agro no mercado mundial através da geração e tratamento das imagens

Dia 3 (19/10)
10h às 11h30 – Alcançando resultados com cidades inteligentes
13h às 14h – Abertura workshop – cidades inteligentes, o futuro hoje
14h às 15h – Viabilidade e ferramentas legais de apoio aos municípios, o papel do parque tecnológico de São José dos Campos
15h15 às 17h15 – Cases e soluções que se tornaram referência em cidades inteligentes no Brasil e no mundo