Notícias

Tudo sobre a RM VALE TI
18
out

Jornal O Vale: Visitantes testam tecnologias na RM Vale TI em São José

Público poderá utilizar simuladores, provadores virtuais e acompanhar tecnologias apresentadas por 47 expositores

Outubro 17, 2017 – 15:38
Da Redação

A quarta edição da RM Vale TI (Feira e Congresso de Tecnologia e Inovação) começa nesta terça-feira (17), às 18h, no Parque Tecnológico, em São José dos Campos, com diversas novidades para os visitantes.

Com o tema ‘A tecnologia e a inovação como ferramentas de competitividade’, um dos destaques da feira é a possibilidade do visitante sentir o que é operar uma colheitadeira em um simulador da empresa STC. O equipamento, usado para treinamento, coloca a pessoa dentro do campo, cortando cana-de-açúcar, por exemplo.

Outro destaque é um provador virtual, feito pela empresa JN Moura. O equipamento escaneia a pessoa e permite que ela se veja na roupa que pretende comprar.

A empresa Autaza oferece uma aplicação para controle de qualidade inteligente. O sistema detecta imperfeições em superfícies que não são percebidas pelo olho humano.

O evento gratuito reúne 47 empresas expositores e congresso com mais de 60 palestrantes até esta quinta-feira (19).

Robótica

Na quarta-feira (18), um grupo de alunos da Escola Estadual Alceu Maynard Araújo, de São José dos Campos, trazem um robô que pesa 48 quilos e escala uma corda de um metro e meio em sete segundos. Com esse robô, o time da unidade foi campeão na categoria iniciantes e vice-campeão na classificação geral em Orlando (EUA). Na etapa mundial da FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), disputada em Houston, a equipe ficou em 47º lugar. As duas provas foram realizadas este ano.

Dos seis times da FIRST no Brasil, três são de São José dos Campos (EE Alceu Maynard, Cephas e Etep). O time do EE Alceu Maynard é o único de escola pública não técnica.

Fonte: http://www.ovale.com.br/_conteudo/2017/10/nossa_regiao/20779-visitantes-testam-tecnologias-na-rm-vale-ti-em-sao-jose.html