Notícias

Tudo sobre a RM VALE TI
18
out

Especialistas alertam que empresas e profissionais precisam adotar novas posturas

Painel aponta necessidade de educação continuada, flexibilidade, interação e criatividade para permanência no mercado


O segundo dia da 4ª RM Vale TI, no Parque Tecnológico São José dos Campos, começou com uma mensagem muito clara: empresários e profissionais precisam rever suas posturas para não sucumbirem às constantes transformações geradas pela tecnologia. Nesta quarta-feira, o eixo da feira é
Indústria 4.0 e Agronegócio.

De acordo com os participantes do painel Manufatura avançada – Cenário para a Indústria Brasileira, que aconteceu das 9h às 11h desta quarta-feira (18), educação continuada, flexibilidade, interação e criatividade são exigências básicas para empresários e profissionais.

Participaram do painel Jefferson Denti, da Deloitte; Bruno Jorge, da ABDI; Ronald Martin Dauscha, do Instituto Fraunhofer, e Fernando Coelho Ferraz, da Akaer.

Foi consenso entre os painelistas que as empresas precisam estar abertas aos novos modos de pensar e de fazer dos jovens profissionais, assim como os profissionais experientes não terão valor no mercado se não agregarem à sua experiência novos conhecimentos, por meio da aprendizagem contínua.

Eles também enfatizaram a necessidade de identificar quais tecnologias são passíveis de novos investimentos e que podem colocar as empresas brasileiras na vanguarda.

Ainda nesta quarta -feira, entre 14h e 18h, serão realizados mais quatro painéis: O mercado e a realidade das tecnologias florestais, Conceitos e padrões comuns que direcionam a Indústria 4.0, Inteligência Artificial na Indústria e Geoprocessamento – O diferencial competitivo das empresas Agro no mercado mundial através da geração e tratamento das imagens.

A 4ª RM Vale TI – Feira de Tecnologia e Inovação segue até amanhã. Veja a programação do último dia da feira:

Dia do Varejo  (19/10)
10h às 11h30 – Alcançando resultados com cidades inteligentes
13h às 14h – Abertura workshop – cidades inteligentes, o futuro hoje
14h às 15h – Viabilidade e ferramentas legais de apoio aos municípios, o papel do parque tecnológico de São José dos Campos
15h15 às 17h15 – Cases e soluções que se tornaram referência em cidades inteligentes no Brasil e no mundo

A 4ª RM Vale tem entre seus patrocinadores a Finep e ainda conta com apoio da EmbrapaUnifespGoverno do Estado de SPAgência Desenvolve SPFrente Nacional de PrefeitosSebrae e Abimaq, entre outras instituições e empresas.