Notícias

Tudo sobre a RM VALE TI
17
out

Autoridades ressaltam importância dos APLs e do Parque Tecnológico

Abertura da 4ª RM Vale TI destaca política de integração, compartilhamento e inovação adotada pelo Parque Tecnológico

 

Integração de competências, compartilhamento de recursos e inovação. Esses foram os conceitos-chave destacados na abertura da 4ª RM Vale TI Feira e Congresso de Tecnologia e Inovação, nesta terça-feira (17), no Parque Tecnológico São José dos Campos. O evento segue até quinta-feira (19) com 47 expositores, palestras, workshops e painéis, que reúnem especialistas, empresários e pesquisadores.

Marcelo Nunes, coordenador do Cluster Aeroespacial e do TIC Vale (Tecnologia da Informação e Comunicação), abriu o evento destacando a importância do Parque Tecnológico para toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e o crescimento da RM Vale TI.

Ele ressaltou a política de compartilhamento de recursos e inovação dos APLs (Arranjos Produtivos Locais) e os trabalhos desenvolvidos no PqTec, que extrapolam as fronteiras de São José dos Campos. “As empresas oferecem mais do que suas soluções, oferecem soluções integradas, completas. É possível encontrar tudo que é preciso para desenvolver sua empresa, negócio ou gestão pública”, disse.

O diretor geral do PqTec, Marco Antonio Raupp, reforçou a importância das parcerias para o desenvolvimento das cidades e do país. “Nosso grande desafio é a integração de todas as competências, a mobilização”, enfatizou.

Também participaram da abertura o prefeito Felício Ramuth, o secretário municipal Alberto Alves Marques Filho (Inovação e Desenvolvimento Econômico); a coordenadora de Ensino Superior Elizabeth Correia (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo), José Valverde Machado Filho (Codeagro – Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios), o gerente regional Rodrigo Marques.

Felício falou sobre a ampliação do Parque Tecnológico, que ganha até o final do ano o Centro Empresarial 4 e um Centro de Tecnologia de Saúde, resultado de uma iniciativa da Faculdade Humanitas. “Para construir uma cidade precisamos unir esforços, compartilhar recursos. E no Parque Tecnológico vemos isso”, disse o prefeito.

Márcio Girão, diretor da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), uma das patrocinadoras da 4ª RM Vale TI, apresentou a palestra “Quadrante”, logo após a abertura do evento.