Notícias

Tudo sobre a RM VALE TI
26
set

Tecnologia alavanca o Agronegócio e impõe desafios dentro e fora da porteira

RM VALE TI apresenta soluções tecnológicas para produtores da cadeia produtiva rural

A tecnologia mudou o Agronegócio no Brasil e projetou o país à referência mundial em eficiência agrícola. Mas produtores e empresas de tecnologia têm muitos desafios a superar, dentro e fora da porteira.

Esses desafios serão debatidos no segundo dia da 4ª RM VALE TI Feira e Congresso de Tecnologia e Inovação, que acontece de 17 a 19 de outubro, no Parque Tecnológico São José dos Campos (Pqtec).

“A feira e o Congresso vão mostrar aos produtores como a tecnologia pode impactar toda a cadeia produtiva rural e direcionar o olhar do empresário da tecnologia para oportunidades no setor agrícola”, disse Giane Santos, relações institucionais do PqTec.

Ela ressalta que, assim como na Indústria, o futuro de produtores e empresários da cadeia produtiva rural depende diretamente do investimento em soluções tecnológicas.

“Por isso este ano a RM VALE TI ganhou um espaço dedicado ao Agronegócio, que vai apresentar ferramentas tecnológicas que atendem desde o produtor familiar até o fabricante de máquinas agrícolas”, afirmou Giane.

Segundo o engenheiro agrônomo e consultor Sérgio Marcus Barbosa, da Esalqtec, o uso intensivo da tecnologia é um dos principais fatores para a eficiência do Agronegócio no Brasil. Ele destaca ainda a contribuição de São José dos Campos para o setor.

São José dos Campos é o nosso Vale do Silício no que diz respeito à tecnologia nas áreas da Defesa e Aeroespacial. A cidade tem importantes centros de pesquisa, universidades e indústrias que geram conhecimento e tecnologia em previsão de clima, imagem e aeronáutica, que podem ser aplicados para melhorar a produtividade e eficiência do Agronegócio”, disse o engenheiro.

Veja neste link a programação completa do dia temático Indústria 4.0 e Agronegócio na RM VALE TI. O Day Pass (ingresso válido por um dia) do Congresso custa R$ 80 (até 30/9). O Combo para todos os dias do congresso custa R$ 200 (até 30/9). Os ingressos dão acesso à feira.

A 4ª RM Vale tem entre seus patrocinadores a Finep e ainda conta com apoio da Embrapa, Unifesp, Governo do Estado de SP, Agência Desenvolve SP, Frente Nacional de Prefeitos, Sebrae e Abimaq, entre outras instituições e empresas.