Notícias

Tudo sobre a RM VALE TI
25
set

Congresso destaca impacto da Indústria 4.0 nas empresas brasileiras

RM VALE TI vai debater casos reais da Indústria Inteligente e como ela impacta pequenas e médias empresas

A Indústria 4.0 muda radicalmente os processos produtivos e impõe uma nova postura empresarial focada na tecnologia. Sua aplicação é fundamental para a competitividade e sobrevivência de uma indústria, em qualquer ramo de atividade.

Alinhada a este cenário, a 4ª RM VALE TI Feira e Congresso de Tecnologia e Inovação vai dedicar o segundo dia da sua programação (18/10) ao debate da Indústria 4.0.  O evento será realizado no Parque Tecnológico São José dos Campos, entre os dias 17 e 19 de outubro.

“A Indústria 4.0 é a Revolução do Conhecimento. Ela pode ser aplicada em empresas de qualquer tamanho. Hoje, talvez, esse conceito impacta mais a pequena e média do que as grandes indústrias”, disse o engenheiro André Corsetti, sócio da Omega7 Systems, que participará de um dos painéis do Congresso de Tecnologia e Inovação da 4ª RM VALE TI.

No entanto, muitos empresários ainda desconhecem os ganhos gerados pela aplicação da tecnologia. Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 57% das pequenas empresas brasileiras não identificam quais tecnologias têm potencial para alavancar a competitividade do setor industrial. Entre as médias, esse percentual é de 43%.

O mesmo estudo aponta que 66% dos empresários apontam o custo de implantação como obstáculo para aplicação de ferramentas tecnológicas. “Isso não se justifica. Há muitos métodos flexíveis, que podem se adequar perfeitamente ao ambiente da pequena e média indústria, de acordo com a necessidade de cada um”, ressalta Corsetti.

Ele e outros profissionais especializados vão debater os rumos da tecnologia e apresentar casos reais de aplicação da Indústria 4.0 nas empresas brasileiras, nos seguintes painéis: “Manufatura avançada”; “Conceitos e padrões comuns que direcionam a Indústria 4.0”, “Inteligência artificial na Indústria”, “O mercado e a realidade das tecnologias florestais”, “Geoprocessamento, o diferencial competitivo das empresas agro no mercado mundial através da geração e tratamento das imagens”.

A 4ª RM VALE TI aocntece nos dias 17, 18 e 19 de outubro no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Veja neste link a programação completa do dia temático Indústria 4.0 e Agronegócio

O Day Pass (ingresso válido por um dia) do Congresso custa R$ 80 (até 30/9). O Combo para todos os dias do congresso custa R$ 200 (até 30/9). Os ingressos dão acesso à feira.

A 4ª RM Vale tem entre seus patrocinadores a Finep e ainda conta com apoio da Embrapa, Unifesp, Governo do Estado de SP, Agência Desenvolve SP, Frente Nacional de Prefeitos, Sebrae e Abimaq, entre outras instituições e empresas.