Notícias

Tudo sobre a RM VALE TI
21
out

Importantes encontros marcaram o último dia de RM Vale TI

A 3ª RM Vale TI, feira e congresso de tecnologia e inovação, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de outubro no Parque Tecnológico São José dos Campos, concluiu sua programação com um dia de grandes encontros. Já considerado um sucesso, o evento reuniu nos três dias mais de 40 expositores, 80 palestrantes e três mil visitantes.

O TIC Vale – APL (Arranjo Produtivo Local) de Tecnologia da Informação e Comunicação do Parque Tecnológico -, organizador do evento, recebeu durante este último dia os presidentes das associações comerciais e industriais da RM Vale, os prefeitos eleitos da região e ainda representantes dos clusters e APLs de TI de todo o Brasil. Além das reuniões, foram realizadas visitas aos expositores e sessões de negócios.

O encontro entre os prefeitos eleitos do Vale do Paraíba e Litoral Norte e o Grupo de Trabalho para Cidades Inteligentes e Humanas do Governo Federal, contou com a participação da ABDI (Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Indústria) e a FNP (Frente Nacional de Prefeitos). A intenção da reunião foi apresentar as políticas e ações existentes para aumentar a qualidade de vida nas cidades por meio da tecnologia.

“O TIC Vale tem trabalhado essa pauta há mais de um ano e está ao lado desse grupo de trabalho nacional para o desenvolvimento tecnológico das cidades. Queremos aproximar os prefeitos das soluções que muitas vezes, não apenas são de baixo custo, como também podem gerar grande economia de recursos públicos, e essas tecnologias estão sendo desenvolvida aqui na nossa região, pelas empresas do nosso APL”, disse Marcelo Nunes, coordenador do TIC Vale.

Os prefeitos assistiram a um dos painéis sobre Smart City, depois participaram da reunião e por fim, visitaram a feira, onde puderam conhecer as soluções para cidades inteligentes desenvolvidas por empresas da região.

“É importante aproximar os inovadores e as prefeituras. Os recursos são sempre escassos e a tarefa do prefeito é correr atrás e utilizar o que tem disponível. É importante São José, por meio do Parque Tecnológico, ajudar na realização de encontros para o desenvolvimento da região”, explicou Toninho Colucci, prefeito de Ilhabela e presidente do Conselho da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

RM Vale TI recebe Associações Comerciais para encontro regional

Nesta quinta-feira (20), a feira foi palco também pela manhã do encontro das Associações Comerciais e Industriais de todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte. Os presidentes das ACIs, debateram na pauta temas como as eleições internas da instituição e ainda a importância de evento como a RM Vale TI para o setor de varejo e indústria.

“Consideramos de extrema importância eventos assim, e queremos no próximo ano realizar prévias da RM Vale TI nas nossas cidades. Em Caraguá, nos propomos em reunir os empresários do litoral norte para mobilizá-los sobre a importância da tecnologia e inovação para o sucesso de um negócio. Sabemos que o TIC Vale é nosso parceiro, e estamos oferecendo nosso constante apoio nesse caminho”, destacou Sthenio Pierrotti, presidente da Associação Comercial de Caraguatatuba.

Também aconteceu durante a 3ª RM Vale TI, o encontro dos Arranjos Produtivos Locais de Tecnologia da Informação do Brasil. Leia na íntegra os detalhes deste importante momento da programação da feira.

 

PROGRAMAÇÃO
Além das reuniões, quatro painéis fecharam o maior congresso de Tecnologia e Inovação já realizado no Brasil. Foram quase 80 palestrantes em 16 painéis durante os três dias da RM Vale TI.

Outro momento importante do dia foi a realização de diversas sessões de negócios sob o comando do Sebrae-SP. Mais de 50 empresários e empreendedores puderam expor seus produtos e soluções e fazer bons negócios.

“Foi um dia muito produtivo, com muitas oportunidades aos empresários que saíram daqui com não apenas bons contatos, mas alguns chegaram a firmar parcerias comerciais, outros prospectaram novos clientes e outros fecharam negócio aqui mesmo, na mesa da sessão”, comemorou o consultor do Sebrae-SP, Fábio de Paula Augusto.