Notícias

Tudo sobre a RM VALE TI
17
out

Começa nesta terça-feira (18) a 3ª RM Vale TI em São José dos Campos

Palestras estão divididas em três temas: varejo, indústria e smart city

Rodrigo Machado
Portal Meon

Pelo menos 3.500 pessoas são esperadas na 3ª RM Vale TI – Feira e Congresso de Tecnologia e Inovação, a partir desta terça-feira (18) no Parque Tecnológico, em São José dos Campos. O encontro vai reunir especialistas, empresários e profissionais em busca de novas tecnologias aplicadas ao varejo, inovação nas indústrias e projetos destinados às cidades inteligentes.

A novidade para a edição deste ano são as palestras do congresso, divididas em três temas centrais: varejo, indústria e smart city, além do seminário de inovação e o encontro entre empresários e profissionais de startups das incubadoras de São José e outras cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba).

Na plenária de abertura, o engenheiro Ozires Silva falará sobre como a informação pode contribuir e ser usada para o desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a partir das 9h. O evento tecnológico, que se estende até a próxima quinta-feira (20), terá participação de centenas de empresários, representantes do poder público e universidades, além de agentes inovadores ligados ao mercado.

ozires_silva_1

Ozires Silva (divulgação)

“A mensagem que levarei é sobre a necessidade de prestar atenção no que está acontecendo no cenário de tecnologia e inovação. Não sabemos o que vai acontecer no futuro. Hoje, estamos vivendo a consequência do que a gente não fez no passado”, disse Ozires ao Meon.  “É preciso inovar sempre e da mesma maneira que colocou São José como fabricante de aviões décadas atrás. O que fazer hoje para melhorar o futuro? É disso que vou tratar”, completou.

A edição deste ano, organizado pela TIC Vale, APL (Arranjo Produtivo Local) de Tecnologia da Informação e Comunicação do Parque Tecnológico de São José com patrocínio do Meon, vai reunir 60 palestrantes, em 18 painéis, para discutir inovação e tecnologia no varejo, indústria e smart city – nome dado à vertical que desenvolve projetos de TIC aplicados à gestão de cidades e execução de políticas públicas.

Tecnologia
Cada dia a sociedade é influenciada pelas tecnologias digitais, seja para uma nova compra, pelo relacionamento, pelo engajamento por meio de gameficação e redes sociais, entre outras ferramentas de comunicação. E é sobre isso que o gestor da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) de São José, Carlos Santis, vai conversar com o público e os participantes da mesa.

“É um encontro para fomentar esse sistema. A nossa região tem inovação voltada para a indústria e tem muita tecnologia sendo desenvolvida e estendida como utilidade no varejo. Discutir estratégias e temas ligados às cidades inteligentes chegou no momento certo para a região”, disse. “É uma oportunidade para trazer mais inovação e discussão também para dentro da Faap”, afirmou.

Feira
Diversas empresas devem apresentar soluções desenvolvidas na RMVale e que estão melhorando a vida de muitas cidades brasileiras. É o caso da ZNC e da Modo Up. Ambas empresas desenvolveram no ano passado um sistema usado em Monteiro Lobato (SP) chamado Desbravadores Digitais. O sistema usa dados de geoprocessamento e laboratórios de simulação para remapear a cidade, determinando informações que resultam em diversas melhorias.

Além disso, a RM Vale TI receberá durante sua programação um encontro com os prefeitos eleitos da RMVale, que serão recebidos pela Frente Nacional de Prefeitos, e pela ABDI (Associação Brasileira para o Desenvolvimento Industrial), que é quem coordena nacionalmente todos os projetos do Governo Federal para o desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil.

O objetivo do encontro é apresentar os programas nacionais aos prefeitos, ouvir suas demandas e concluir a reunião com grupo de trabalho para a execução de políticas públicas e ações, que resultem na melhoria das nossas cidades, por meio de tecnologias desenvolvidas no Vale do Paraíba, com o suporte do TIC Vale e do Parque Tecnológico.

“Esta reunião dentro da RM Vale TI reforça nosso compromisso com o desenvolvimento da região, tanto das cidades que podem usar da tecnologia para melhorar a qualidade de vida de seus munícipes, quanto para as empresas que desenvolvem as soluções, que poderão alavancar seus negócios. O TIC Vale tem atuado constantemente na construção de ações que colaborem com a ABDI e com a FNP para que as cidades sejam cada dia mais inteligentes e humanas”, disse coordenador do arranjo produtivo local TIC Vale, do Parque Tecnológico, Marcelo Nunes.

Entre os participantes estão Ana Formells, conselheira econômica e comercial da Embaixada da Espanha, Maria Luisa Machado Leal, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e Marco Antônio Raupp, diretor do Parque Tecnológico e ex-ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Inscrições
O credenciamento para visitar a feira e participar do Investor Day é gratuito. Já para o acesso ao congresso, o interessado deve acessar o site da RM VALE TI.